UFSCar Sorocaba

Pesquisar:

Conservação Ex-Situ 2: Espécies Animais

 

 

CONSERVAÇÃO EX-SITU 2: ESPÉCIES ANIMAIS


Créditos............... 04
Caráter Obrigatório
Pré-Requisitos
Biologia da Conservação, Fundamentos de Biologia de Conservação e Conservação de Recursos Naturais, Manejo e Conservação de Ecossistemas e Biologia dos Vertebrados
Objetivos

Proporcionar condições para que sejam reconhecidas as circunstâncias em que a manutenção e reprodução de animais em cativeiro seja a melhor estratégia de preservação, além de subsidiar o potencial para a implementação e gerenciamento de núcleos de conservação ex-situ. Espera-se que os conhecimentos adquiridos permitam a capacidade de integração de diferentes áreas do conhecimento, para que sejam criados programas efetivos sob o ponto de vista conservacionista, sempre se levando em consideração seu potencial para a realização de programas de educação pública e desenvolvimento de estudos científicos.

Ementa

São abordados os aspectos históricos referentes aos zoológicos e aquários, bem como a evolução de seu papel na sociedade. Apresentam-se situações em que a conservação ex-situ é a estratégia mais adequada para a preservação de espécies animais. São reconhecidos os diferentes tipos de núcleos de conservação ex-situ (zoológicos, zôo-parques, aquários e criadouros conservacionistas) e a legislação básica que os regulamenta no Brasil e no mundo, além da estrutura e funcionamento das organizações nacionais e internacionais de zoológicos e aquários. São estudados aspectos do planejamento e gestão de núcleos de conservação ex-situ, incluindo a definição de studbooks, planos de sobrevivência de espécies, sistemas informatizados de armazenamento de dados, bem como os cuidados gerais com os diferentes grupos de animais, como a construção e enriquecimento de recintos, métodos de captura, contenção, manipulação, cuida dos veterinários, aspectos sanitários, necessidades nutricionais e reprodução. É abordada a importância dos núcleos de conservação ex-situ para a pesquisa científica, lazer e educação ambiental. São estudadas as tecnologias mais avançadas que têm auxiliado na manutenção e reprodução de animais em cativeiro, como o monitoramento genético, inseminação artificial, transferência de embriões, dentre outras. São também discutidos os aspectos práticos e éticos da reintrodução de animais na natureza.

Ministrante
Prof. Dr. Mercival Roberto Francisco

 

 

Comporta Exercício Domiciliar:
Sim
X
Não
..

 Essa página pode ser melhor visualizada em 800x600  © 2009 - UFSCar Campus Sorocaba