UFSCar Sorocaba

Pesquisar:

Unidades de Conservação

 

 

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO


Créditos...............

03
Caráter Optativo Profissionalizante
Pré-Requisitos
Biologia da Conservação Aplicada às Ciências Florestais (Recomendado), Ecologia Geral (Recomendado), Ecologia Florestal (Recomendado) e Ecologia 1: Conceitos Gerais e Populações (Recomendado)
Objetivos

Esta disciplina objetiva proporcionar ao educando a possibilidade de analisar e discutir a importância da biodiversidade para a estabilidade e a conservação dos ecossistemas naturais e antrópicos; Analisar e discutir a importância da conservação da biodiversidade; Analisar comparativamente a outros países as estratégias de conservação in situ do Brasil; Estudar o SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação, discutindo as diferentes categorias de manejo, seus objetivos e características; Analisar e discutir a relação sociedade e natureza em unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável; Conhecer as unidades de conservação brasileiras, seus problemas e ameaças à conservação da biodiversidade.

Ementa
Biodiversidade - conceitos e importância. Critérios para estabelecimento de áreas protegidas - espécies, populações, comunidades e ecossistemas. Estratégias mundiais para proteção de biodiversidade. A conservação da diversidade biológica no Brasil e no mundo. Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC - Brasil). Sistemas de conservação de biodiversidade de outros países do mundo - análise comparativa. Categorias de manejo das Unidades de Conservação brasileiras - parques, reservas biológicas, estações ecológicas, reservas particulares do patrimônio nacional, reservas extrativistas, reservas de desenvolvimento sustentável, florestas nacionais e outras.Planejamento de unidades de conservação de proteção integral, corredores ecológicos e mosaicos de unidades de conservação. Possibilidades de uso sustentável da biodiversidade - manejo florestal, extrativismo animal, uso turístico e educativo. Integração entre unidades de conservação de proteção integral, unidades de conservação de uso sustentável e outras áreas protegidas como APP (áreas de proteção permanentes) e RL (reservas legais) com vistas à gestão biorregional.
Ministrante
Profa. Dra. Eliana Cardoso Leite

 

 

Comporta Exercício Domiciliar:
Sim
X
Não
..

 


 Essa página pode ser melhor visualizada em 800x600  © 2009 - UFSCar Campus Sorocaba